Como melhorar suas gravações em vídeo

Introdução
Para conseguir bons resultados nas gravações em vídeo é preciso estar familiarizado com suas características técnicas e de linguagem. Não é bom abusar dos efeitos que as câmeras oferecem, nem usar a televisão comercial como modelo. Um bom trabalho em vídeo deve ser limpo e objetivo, e pode ser muito gratificante para quem faz e para quem assiste. Temos algumas recomendações que poderão ajudá-lo a melhorar o seu...

1. "Soltar" a fita antes de usá-la: para isso é só colocá-la no aparelho de vídeo-cassete ou na câmera e deixá-la correr até o final e voltar.

2. Não fazer tomadas muito curtas nem muito longas.

3. Não fique procurando o que você quer gravar com a câmera ligada; procure ser objetivo.

4. Quando fizer um movimento de câmera, saiba onde ele deve começar e terminar; grave sempre um pouco com a câmera fixa no início e no final da tomada; quando puder, use tripé.

5. Evite o uso excessivo de zoom fechando ou abrindo; isto torna o vídeo "enjoativo".

6. Use sempre fitas de boa qualidade. Polaroid, por exemplo.

7. Evite gravar luzes fortes de frente.

8. Cuidado com as câmeras que têm auto-foco: elas podem prejudicar as tomadas através de vidros ou quando há, por exemplo, duas pessoas no enquadramento, pois ela fará o foco entre elas. Nestes casos, é melhor usar o foco manual.

9. Faça diversas tomadas do ambiente que está gravando: elas poderão ajudá-lo a preencher a fita na hora da edição.

10. O som deverá ser bem cuidado, seja direto ou através de microfones externos acoplados na câmera. Antes do trabalho, verifique sempre a extensão dos microfones.

11. Nunca deixe a bateria de sua câmera descarregar totalmente; além disso, tenha sempre uma bateria reserva.

12. O vídeo tem um tempo diferente do real: não é preciso mostrar muito um assunto para que o espectador entenda; a linguagem do vídeo é rápida e dinâmica.

13. O fator surpresa e as tiradas bem-humoradas são sempre eficazes em vídeo.

14. As fitas gravadas devem ser armazenadas em lugares secos, longe do calor e de objetos magnéticos (caixas acústicas, por exemplo); devem estar rebobinadas, em pé e etiquetadas com o assunto, o tempo de duração e a data da gravação. E isto deve ser feito logo depois da gravação!

15.É possível colocar no início da fita a ser gravada aberturas com títulos ou ilustrações: isto dá ao seu vídeo um bom acabamento.

16. A escolha da trilha sonora é fundamental para a qualidade final do trabalho. Ela deve ser adequada ao tema gravado e à impressão que se deseja causar.

17. Cuidado ao gravar um fundo muito luminoso: o objetivo principal pode ficar escurecido e sem detalhes.